Tudo que você precisa saber sobre uma associação de proteção veicular

Associação veicular e suas vantagens

Todos sabemos que os automóveis deixaram de ser um objeto de luxo desde que passaram a ser bens necessários à sociedade. E quando falamos necessários, entendemos que eles são essenciais por facilitar a vida tanto nas horas de lazer — trazendo benefícios como a comodidade de ir e vir quando e para onde quiser — como para o trabalho. 

Entretanto, mesmo que as vantagens beirem quase 100%, existe um “pequeno” fator que ainda impede muitos motoristas de possuir um veículo próprio: o alto valor que é pago nele. O que justifica (e muito!) a preocupação não só de mantê-lo bem conservado, mas principalmente protegido da melhor maneira possível. 

Muitas vezes pessoas passam anos organizando suas economias para conseguir comprá-lo — só em 2018, cerca de 2.467.980 brasileiros conseguiram o feito, segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Então quem melhor do que a Citycar para te mostrar uma das melhores soluções para estar em dia com esse detalhe crucial? Afinal, somos especialistas no assunto.

Neste artigo vamos te apresentar a associação de proteção veicular, uma alternativa mais vantajosa do que os tradicionais seguros automotivos. Veja como você pode garantir a segurança do seu veículo gastando menos!

O QUE É UMA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR?

Exemplificando de forma simples, uma associação de proteção veicular surge quando um determinado grupo de pessoas, geridos por uma administração profissional e qualificada — que trabalha para atender as demandas de maneira ágil — reúne um fundo monetário para cobrir possíveis sinistros (roubo, furto, incêndio, colisão…) em seus autos. Em outras palavras, a ideia é a de reunir pessoas interessadas em proteger seus automóveis, de forma organizada, legalizada e segura, por um preço mais acessível, sem burocracias desnecessárias — aqui só existe um contrato de responsabilidade mútua, onde todos se responsabilizam por quaisquer prejuízos, sendo seu próprio ou não. E ainda com vantagens e descontos em outros serviços.

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR X SEGURO AUTOMOTIVO

Mesmo que você já tenha lido sobre as diferenças entre associação de proteção veicular e seguro automotivo, consideramos essencial saber que a primeira, ainda que não tanto difundida quanto a segunda, é uma excelente opção para proteger seu automóvel por inúmeros fatores. Três principais deles são:

  • Aqui não existe apólice como já é de se esperar nos seguros — aqueles que assumem os riscos dos seus clientes e cobram um valor alto por essa causa —, mas sim um contrato em que os sócios se comprometem a incluir as possíveis despesas do novo integrante em suas divisões, ao mesmo tempo, em que esse novo integrante também garante participar de futuros débitos.
  • Ao contrário dos tradicionais seguros, o processo não é nada burocrático, dispensando a necessidade de avaliar o perfil dos associados. Ou seja: qualquer pessoa física ou jurídica pode aderi-lo (não considerando fatores como o perfil do motorista, o modelo e ano do automóvel, o local da residência e circulação do proprietário etc, que podem encarecer o valor final). Na proteção veicular, todos os motoristas, independentemente de sua idade, sexo ou local de residência, pagam o mesmo valor de mensalidade. Para começar a fazer parte do grupo, basta pagar uma taxa de adesão referente ao valor da vistoria realizada e das despesas com o cadastro.
  • Sobre a cobertura, podemos dizer que é liberada a partir da assinatura do contrato, e em muitos episódios, mesmo antes das avaliações.
  • Justo por ter menos burocracia, a associação acaba saindo, em grande parte dos casos, muito mais em conta (financeiramente) do que um seguro. Não só porque as despesas são divididas por todos os associados — aqui, todos são responsáveis por todos e todos ganham mais, pagando menos —, mas também porque não há avaliação de perfil dos condutores, conforme destacamos acima. O pagamento é cobrado na forma de mensalidades — ou taxas administrativas — atribuídas aos associados e pode variar de acordo com o acúmulo de prejuízo do mês anterior. Também vale lembrar que a proteção veicular não tem fins lucrativos!

ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR É LEGAL?

Sim. E mais do que legal, uma associação de proteção veicular é assegurada pela Constituição Federal pela livre liberdade de associação de qualquer indivíduo, em que não existe nenhuma lei que proíbe a existência de grupos de pessoas para tal finalidade. No entanto, também por esse motivo, é de extrema importância estar atento àquela que escolher para chamar de sua. Isso porque com o crescimento e a popularidade desse serviço — só no Brasil existem mais de duas mil —, muitos oportunistas se vendem como associações legalizadas, quando, na verdade não operam dentro da regularidade e utilizam vários golpes e fraudes para conseguir dinheiro fácil. Por isso, como em qualquer outra contratação, é de extrema importância assegurar de que você está entrando em uma associação segura, séria e confiável. Algumas das dicas que nós, da Citycar (que levamos o assunto super a sério!) damos, é de estar sempre atento se ela possui CNPJ regular, ambiente físico de fácil localização e boas avaliações — tanto no famoso “boca a boca”, como nas redes sociais.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA ASSOCIAÇÃO DE PROTEÇÃO VEICULAR?

Associação de proteção veicular: vantagens para toda a família

Essa é, sem dúvidas, a parte que mais adoramos falar. Por que quem não ama ter vantagens? E por aqui você pode encontrar inúmeras. A começar pelo custo-benefício elas trazem para você (e para o seu bolso). As vantagens do Clube de benefícios justificam a crescente busca dos motoristas em especial, pela associação de proteção veicular, não deixando dúvidas sobre o porquê aderir serviços de assistência automotiva. A facilidade já começa na adesão simples e rápida, que proporciona uma cobertura de início quase imediata — após o veículo ser vistoriado, ele estará protegido em até 48 horas — para roubo, furto, acidente e incêndio, seja no seu próprio estado ou em outros. E tem mais: em algumas associações, como na Citycar, por exemplo, muitos outros serviços — que vão desde carro reserva até assessoria jurídica — são oferecidos visando única e exclusivamente o bem-estar dos associados. Confira nos tópicos a seguir uma prévia!

RASTREAMENTO DO VEÍCULO

Se não é novidade para os leigos que a tecnologia auxilia na segurança do veículo, que dirá para as associações de proteção veicular. Muitas delas — em geral, as mais conceituadas no mercado — entendem essa necessidade e, assim, disponibilizam o moderno sistema de rastreamento do veículo de forma simples e precisa. O equipamento de geolocalização é instalado dentro dos carros e, com o auxílio da internet — normalmente via site ou app para mobile —, consegue indicar por onde eles andam e se estão circulando ou estacionados. É possível verificar a cada 30 segundos onde está um determinado automóvel e agir nos casos de mudanças de itinerário, furtos ou roubos, detecção de problemas, cerca eletrônica e várias outras possibilidades que podem ser personalizadas direto na central. Em emergências, inclusive, há a possibilidade de o condutor entrar em contato com a central através de um botão de alerta secreto, o que permite até mesmo bloquear o funcionamento do motor e acionar a polícia. Ou seja: com o rastreador automotivo, o associado pode trafegar de forma tranquila e segura. É bastante útil, por exemplo, para realizar o controle de frotas de caminhões, carros-fortes, motos e táxi para empresas em geral que têm a necessidade de administrar o andamento das entregas 100%

ASSISTÊNCIA AUTOMOTIVA

Esse benefício está ligado ao fato de as associações de proteção veiculares reconhecerem a importância de um auto para um motorista. Porque, afinal, nada paga a sensação de estar despreocupado quanto a segurança e ao bom funcionamento do veículo. Assim sendo, nem precisa se preocupar caso passe por situações como pane seca e troca de pneus ou caso precise de serviços de um chaveiro e até mesmo o retorno do motorista ao domicílio, caso o reparo demande mais tempo, pois, uma associação de proteção veicular pode fazer isso tudo (e muito mais) por e para você.

REBOQUE 24H

Ninguém está livre de imprevistos — em especial aqueles que acontecem quando menos se espera, sem hora nem lugares determinados. Uma boa associação de proteção veicular entende não que situações adversas acontecem, mas também o risco que o condutor e seu auto correm caso estejam protagonizando uma situação como essa. Por isso oferece reboque 24h para a remoção, o que significa dizer que você pode acionar a empresa a qualquer hora e solicitar um guincho no local onde seu veículo está sem grandes complicações. Explicamos esse serviço “tim-tim por tim-tim” nesse link.

ASSISTÊNCIA RESIDENCIAL

Nem só de carro vive o homem e uma associação de proteção veicular séria sabe disso. Não à toa, muitas delas oferecem também, como aqui na Citycar, uma assistência residencial ao nível nacional e funcionando 24h por dia, que pode englobar diversos serviços úteis para o dia a dia e para o bom funcionamento de uma casa. Aí entram opções como:

  • Eletricista
  • Chaveiro
  • Encanador
  •  Vidraceiro
  • Segurança e vigilância
  • Limpeza
  • Transporte e guarda de móveis
  • Estada em hotel
  • Retorno antecipado
  •  Amparo de crianças
  • Guarda de animais domésticos
  • Restaurante e lavanderia
  • Central de informação
  • Transmissão de mensagens
  • Conserto de eletrodoméstico

ASSESSORIA JURÍDICA

Outra necessidade levantada por associações como a CityCar como sendo muito importante — devido à complexidade dos assuntos ligados às leis brasileiras e a falta de informações/profissionais de confiança — é a assessoria jurídica. Com isso, abre-se um leque enorme de áreas assessoradas, tais como:

  •  Assessoria e consultoria jurídica
  • Contencioso cível e empresarial
  •  Direito civil
  •  Direito criminal
  • Direito do consumidor
  • Direito da família
  • Direito do trabalho
  • Direito tributário
  • Responsabilidade civil

CLUBE DE VANTAGENS

Se falar de benefícios voltados para as necessidades básicas já parecia bom, agora o clube de vantagens surge como um presente e torna tudo ainda melhor, pois, parcerias incríveis com empresas de confiança trazem para o associado uma série de descontos, ofertas e promoções nas áreas que englobam desde saúde, bem-estar e beleza até entretenimento, estudo e lazer. Nesse artigo você consegue entender muito mais sobre o serviço oferecido pela Citycar, mas já adiantamos que com a carteirinha de associado e o último boleto pago nas mãos, você pode aproveitar muitas vantagens ao lado dos seguintes parceiros: Clínica Copacabana, Centro de Medicina Nuclear Guanabara, Diagnocenter, Eliel Figueirêdo, e-Pharma, Onodera Estética, Centro Médico São Paulo, São Victor Clínicas Reunidas, Centauro, Netshoes, Dafiti, O Boticário, Natura, Quem disse Berenice?, Marisa e Polishop.

Agora você já tem motivos suficientes para entender que a associação de proteção veicular é uma ótima opção tanto para sua tranquilidade, quanto para o seu bolso. Ainda assim, se te restarem algumas questões ou se quiser ter mais conhecimento sobre o assunto, pode acessar o artigo sobre as 5 dúvidas mais frequentes a respeito do serviço e definir, de uma vez por todas, que sim (!) você — e seu carro — merecem fazer parte do universo de uma associação de proteção veicular.

Você sabia que a maioria das associações de proteção veiculares estão presentes na internet e disponibilizam as principais informações para quem quer se associar? Além disso, assim como no site da Citycar, você pode realizar uma simulação online, que com base nas informações de cadastro, te auxilia até a conclusão do contrato. Não perca essa oportunidade!