Drogas, Álcool e Direção, uma combinação que pode ser fatal

Drogas e direção são uma combinação perigosa que infelizmente está crescendo em negativa importância em todo o mundo. Embora muitas pessoas ainda associem os riscos na condução apenas ao uso de álcool, o uso de drogas e medicamentos prescritos pode ser igualmente perigoso.
A importância de um comportamento responsável ao dirigir deve ser enfatizado cada vez mais e mesmo assim, ainda não parece ser o suficiente.

Desde 2017, o número de mortes no trânsito causadas pela condução sob o efeito de drogas ultrapassou aquelas causadas pelo uso excessivo de álcool em países como os EUA e Alemanha. No Brasil, o consumo excessivo de álcool ainda é a principal causa de acidentes e mortes no trânsito, mas a influência de medicamentos e substâncias ilegais está crescendo.

O uso de drogas ilegais é ainda mais perigoso. As drogas como heroína, cocaína, metanfetaminas e maconha podem ser mortais e perigosas ao dirigir, mesmo que o usuário não esteja consumindo-as enquanto está no carro. Os efeitos dessas drogas podem ser sentidos por horas após o uso e aumentar o risco de acidentes de trânsito. Além disso, as “drogas chamadas recreativas”, mesmo aquelas consideradas inofensivas como maconha, podem prejudicar os tempos de reação do motorista do veículo e resultar em direção perigosa.

Comportamento responsável x Irresponsabilidade

No Brasil, existem campanhas e programas de conscientização para aumentar a conscientização sobre os riscos da condução sob o efeito de drogas ilegais. É importante lembrar que, além de serem perigosas por si só, as “drogas chamadas recreativas” podem ter seus efeitos amplificados ao dirigir.
O comportamento responsável é uma das características mais importantes de uma pessoa e tem um impacto significativo na sociedade. É o resultado de uma combinação de habilidades emocionais, cognitivas e sociais que permitem que uma pessoa tome decisões éticas e acertadas, conscientes dos impactos de suas ações. Além disso, comportamento responsável é sinônimo de maturidade e comprometimento com os valores éticos e morais.

A irresponsabilidade é evidenciada na falta de empatia social nas más escolhas individuais que o uso de drogas traz, sem a conscientização sobre os riscos da condução sob o efeito de drogas ou álcool, sejam elas lícitas ou ilícitas.

Embora possam ser perigosas por si só, seus efeitos são ainda mais amplificados ao dirigir. A segurança na estrada é prioridade e cabe a todos nós ter um comportamento responsável ao dirigir.
O comportamento responsável pode ser aprendido ao longo da vida e é influenciado por diversos fatores, como a educação, a cultura e as experiências pessoais. É importante ressaltar que o comportamento responsável não é uma habilidade fixa, mas sim algo que pode ser desenvolvido e melhorado ao longo do tempo. É uma combinação de atitudes e decisões conscientes e justas, que permitem a uma pessoa ser respeitada e admirada por sua integridade e ética.

Se você ou alguém de seu círculo de convivência é usuário de drogas ou acha inocente ou inofensivo dirigir sob o efeito do álcool, lembre-se de que é importante fazer a escolha mais responsável, tendo o cuidado de não dirigir sob os efeitos de tais substâncias, porque isso certamente têm consequências prejudiciais e graves para todos.


Fonte: https://clinicaemunah.com.br/drogas-e-direca

Parceiros

Quer alguma ajuda, ou tem dúvidas sobre nossa proteção?

Clique no botão abaixo e nos chame no Whatsapp.
Vamos te ajudar a escolher o melhor plano para sua
proteção veicular.

Entre em contato conosco!

Maids table how learn drift but purse stand yet set. Music me house could among oh as their. 

Endereço Sede Citycar

Rua Doze de Fevereiro, 357, Loja 110 Bangu - Rio de Janeiro - RJ

AtendimentoTelefone

(21) 2401-5738

Assistência 24h

0800 004 2040
0800 889 0064

Local

Estrada do Mendanha, 175. Campo Grande – RJ

© 2023 Todos os direitos reservados a Citycar Abm