Rastreamento veicular: tudo o que você precisa saber

Através da internet o rastreamento veicular mostra a latitude, longitude e direção em que o automóvel se encontra.

Garantir a segurança do automóvel nem sempre é algo fácil de se fazer. Principalmente nas grandes metrópoles, é importante utilizar equipamentos e serviços que garantam a proteção do seu veículo sempre que possível. Um grande exemplo disso é o rastreamento veicular. Mas você sabe como ele funciona?

Confira a seguir mais sobre o assunto e quais os benefícios desse serviço!

O que é

Como o próprio nome já diz, o rastreamento veicular é o ato de rastrear algum automóvel em qualquer lugar via internet, por meio de um equipamento de geolocalização que é instalado nos veículos e indicam onde eles estão circulando ou estacionados.

Como funciona

Um módulo rastreador é instalado no carro para passar informações importantes via satélite para um GPS, como por exemplo a latitude, longitude e direção em que o automóvel se encontra. Em alguns casos, essas informações podem ser emitidas via radiofrequência.

Por meio de um chip pequeno, o GPRS é responsável por enviar os sinais captados para o GPS até a central de operações, que consegue decodificar essas informações e transformá-las em um endereço.

Quando o veículo está ligado é possível verificar os dados da localização e velocidade, o que possibilita o monitoramento de qualquer local via internet. Em situações de emergência, há ainda a possibilidade do condutor entrar em contato com a central por meio de um botão de alerta secreto e a empresa de rastreamento é capaz de até mesmo bloquear o funcionamento do automóvel e acionar a polícia.

Quais os benefícios para quem contrata

Esse sistema é bastante útil para realizar o controle de frotas de caminhões, carros-fortes, motos e táxi para empresas em geral que têm a necessidade de administrar o andamento das entregas 100%.

Com o rastreamento veicular é possível verificar a cada 30 segundos onde está um determinado automóvel e agir nos casos de mudanças de itinerário, furtos ou roubos, detecção de problemas, cerca eletrônica e várias outras possibilidades que podem ser personalizadas direto na central.

Além de contribuir para a segurança de quem contrata os serviços, o rastreamento veicular também auxilia na economia do seguro automotivo, já que é cerca de 25% mais econômico em relação aos seguros de carro sem rastreador.

Não somente a segurança do seu automóvel, o serviço também atua em sua segurança pessoal já que permite a localização do veículo em casos de sequestro, resultando em um resgate da vítima mais agilizado.

Outro recurso do rastreamento veicular importante de ser citado é a chamada cerca eletrônica, onde você delimita uma área considerada segura para a circulação do veículo. Ao ultrapassar o perímetro pré-estabelecido, uma mensagem é enviada para você por meio de um e-mail ou celular, lhe possibilitando monitorar o carro sempre que ele não está sendo usado por você.

Depois de aprender mais sobre o rastreamento veicular, aproveite para fazer uma simulação online e conferir como funciona. Lembre-se de que é importante investir na segurança do seu automóvel e da sua família para garantir que nenhum imprevisto possa trazer grandes prejuízos para o seu bolso.E então, gostou de saber mais sobre o rastreamento veicular? Aproveite para nos acompanhar no Facebook e ficar por dentro de mais conteúdos como esse!