Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito e, como consequência, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que os países realizam. Foi assim que nasceu o Maio Amarelo e a necessidade de falarmos sobre ele. Afinal, não é todo dia (quiçá todo mês!) que surge uma campanha com o propósito de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Ao todo, 27 países, 423 cidades e 1425 empresas já apoiam o movimento.

Viagem de carro logo-maio-amarelo

E se o Poder Público está fazendo sua parte na divulgação e enaltecimento dele, a CityCar também tem sua parcela de contribuição, não só por assegurar automóveis, mas, principalmente, por proporcionar muito mais segurança aos motoristas (falando nisso, já leu o artigo sobre as 4 coisas que você precisa saber antes de pegar a estrada?). Prova disso é o artigo eleito para hoje: um compilado de 10 dicas para você fazer a viagem de carro mais segura da sua vida. Quer ver só? Então confira!

Arrume a mala – e também o carro

Isso significa dizer que é imprescindível levá-lo a algum centro automotivo para testar detalhes como nível de água, filtro e óleo; palhetas do limpador de para-brisas; cintos de segurança (já sabe a forma correta de utilizá-los, não é?!); luzes de sinalização externa; bateria; pneus e estepes; alinhamento e balanceamento dos freios e, por último – mas não menos importante – ferramentas primordiais para quem vai fazer realizar uma viagem de carro: triângulo, macaco e chave de roda.

Confira a documentação

Tanto pessoal, como do veículo, atentando-se para o prazo de validade da CNH e para a existência de multas e/ou taxas pendentes.

Conheça e desenhe o percurso

Mesmo que você já esteja acostumado e confie no GPS – aliás, baixar aplicativos desse tipo é uma dica que auxilia e muito na organização da logística da viagem –, é de extrema importância fazer um roteiro para checar com antecedência não só o destino, mas também as condições da estrada – desde sua conservação até os índices de acidentes e assaltos – e o percurso mais indicado.

GPS Viagem de carro

Planeje-se financeiramente

Combustíveis e pedágios podem ser investimentos altos em grande parte das viagens de carro. Daí a importância de pesquisar a média de quilômetros por litro feita pelo automóvel que será utilizado, a distância total a percorrer do destino inicial ao final e quantos pedágios (bem como seus valores) podem existir na rota escolhida. Lembrete: leve sempre um dinheiro extra, pois os pedágios, assim como alguns restaurantes e/ou postos de gasolina, podem não aceitar a bandeira do cartão ou só trabalhar com dinheiro vivo, e nunca, em hipótese alguma, ande com o combustível contado!

A bagagem dentro do automóvel deve ser funcional e segura

Ou seja, tudo deve ser organizado dentro do porta-malas. Nada de arrumar as malas de maneira que prejudique sua visibilidade completa ou de deixar objetos soltos em seu interior, correndo o risco de cair nos pedais! E mais: leve sempre apenas o que for necessário, porque quanto mais o carro estiver pesado, maior o consumo de combustível.

Kit de emergência é essencial

Por isso, no porta-malas deve conter miudezas como repelente, filtro solar, papel higiênico e até algumas peças de roupa – como um casaco ou uma blusa mais fresca –, além de cabo para carregador de celular, lanternas para reparos noturnos, garrafa de água (no caso de aquecimento do carro), óleo para o motor e cabo auxiliar para puxar a carga de outro carro. Ainda assim, se o kit de emergência não for suficiente, você pode contar com serviços da CityCar como: assistem cia automotiva 24h em todo território nacional (que vai desde troca de pneus, passando por pane seca, até remoção hospitalar); três reboques extras; carro reserva para casos de acidentes, incêndio, furto ou roubo; e até proteção de vidros (troca ou reparo) em casos de colisão ou vandalismo.

viagem de carro trocar de pneu

Siga os limites de velocidade e as normas de trânsito

Não basta só dirigir por você e pelos outros condutores (já ouviu falar de direção defensiva e sua importância?). Não se deve beber álcool ao longo de toda a viagem de carro e evitar fazer o mesmo nas vésperas, uma vez que o organismo demora a digerir a bebida – o que pode prejudicar seus reflexos e trazer maior sonolência na direção. O indicado é se alimentar bem e evitar alimentos que não está acostumado a ingerir antes e durante o período.

Placas: elas são suas melhores amigas!

Independentemente de conhecer o trajeto ou de seguir religiosamente o que o GPS manda, nunca esqueça que as sinalizações das vias são mais importantes do que qualquer outra coisa. Afinal, muitas vezes a tecnologia (e até mesmo a memória) são falhas – o que não acontece com as placas.

Não se esqueça das pausas/paradas

Elas são importantes para o seu bem-estar físico porque estimulam a circulação, renovam as energias e mandam embora a preguiça. Outra ótima ideia é revezar a direção com algum motorista habilitado para dar ao corpo (e a mente) um descanso de alguns minutos/horas.

Por falar em pausas/paradas…

É essencial saber se o local em que você irá parar é seguro e confiável – reforçando a importância de um roteiro detalhado. Porque ninguém quer passar perrengues que estragam qualquer viagem de carro, não é?!

Agora que já está seguro de que fará a melhor e mais segura viagem de carro da sua vida, também indicamos conhecer as outras vantagens da associação veicular. Não perca, nós garantimos que vale a pena!

GIF_02

About Redação Citycar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *