Existe algo mais bacana do que férias? Melhor: existe algo mais divertido do que poder aproveitar o período com uma viagem de inverno? Provavelmente sua resposta foi não (e confessamos, a nossa também). Mas, como na CityCar a segurança vem em primeiro lugar, no artigo de hoje vamos reforçar os principais cuidados com o carro para evitar defeitos no frio. Afinal, antes de cair nas estradas (geladas) desse mundão, é necessário investir nos cuidados com o carro.

Agora, se você acha que este artigo não é para você, só porque está em dia com todos os itens da manutenção especial de inverno, achou errado. Elencamos também o que não pode faltar na sua viagem de carro nos dias mais frios, e criamos um mini-guia de cuidados na direção em dias de muita neblina.

Escolha a sua bebida quente favorita, e vamos as dicas!

COMBUSTÍVEL

É claro que ele está no topo da lista, porque sem ele você (nem ninguém!) chegam a lugar nenhum. Por isso, vale lembrar que é muito indicado fazer um cálculo prévio da quantidade de combustível necessária para a distância planejada, levando em conta que no frio os automóveis tendem a consumir mais gasolina/etanol/GNV – explicamos direitinho o porquê aqui.

combustivel + viagem de carro

CHAVE RESERVA

Como ninguém está livre de imprevisto – para esses casos, inclusive, você pode contar com todos os benefícios que uma proteção veicular oferece –, carregue consigo a chave reserva do automóvel. Da mesma forma que os documentos, ela deve estar em um local de seguro e de fácil acesso.

STEP

Mesmo que os pneus estejam em excelente estado de conservação – visando minimizar acidentes em situações como chuva, neblina e/ou pistas escorregadias –, para uma viagem de carro, é essencial checar se o step se encontra nas mesmas condições.

MAPAS E GPS

Leve para a viagem de inverno um GPS com o software atualizado. E não apenas por questões de segurança, mas também para aproveitar rotas alternativas que podem proporcionar vistas ótimas e paradas em locais interessantes. Não se esqueça, igualmente, de ter de sobreaviso um mapa de papel, justamente para casos em que a internet não pega ou que a bateria do aparelho acabe.

gps + viagem de carro

CARREGADORES

Por falar em bateria, inclua na bagagem todos os carregadores dos equipamentos que farão parte do passeio. Aqui entram câmeras, celulares computadores, GPS e por aí vai. Outra dica é ter, dentro do veículo, uma entrada para carregar no 12v.

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

Uma caixinha básica, mas essencial na hora de utilizar técnicas – das mais básicas até as mais elaboradas – de primeiros socorros. Ainda se quiser incrementá-la, vale apostar em protetores solares, repelentes, lenços umedecidos, papel higiênico e álcool gel.

primeiros socorros + viagem de carro

COBERTORES E MANTAS

Cobertores e mantas podem ser seus melhores amigos em uma viagem de carro no inverno, seja para usar dentro do próprio automóvel ou em um local ao ar livre quando as temperaturas caem.

BEBIDAS QUENTES

Esse cuidado vale para todas as estações. Afinal, bebidas quentes, como por exemplo, um cafezinho, são sempre válidas para dar aquele up no início da manhã ou para espantar a preguiça após o almoço, bem como para aquecer o corpo quando o frio chega de vez.

LANCHES E SNACKS

Por mais que explorar restaurantes e lanchonetes de novas regiões seja sempre uma experiência incrível, é legal ter consigo lanchinhos e snacks para horas em que a fome precisa ser tapeada (principalmente se a viagem incluir crianças). Também é uma forma legal de economizar no orçamento!

ENTRETENIMENTO

Por falar nos pequenos, se você tem crianças, com certeza vai precisar contar com algum tipo de distração em uma viagem de carro. Isso porque, ao longo das horas e quilômetros, elas podem se sentir entediadas – e só algumas formas de entretenimento, como jogos, aplicativos e livros, podem ajudar a amenizar a situação. Músicas também são uma ótima alternativa tanto para eles, como para você.

SEGURANÇA REDOBRADA COM A VISIBILIDADE!

Independentemente do horário, a neblina é muito comum nessa época do ano, por isso é essencial tomar alguns cuidados caso ela apareça no caminho. Veja:

  1. Diminua a velocidade imediatamente e mantenha uma distância de segurança do veículo à frente;
  2. Acenda os faróis baixos e, em hipótese alguma, ligue os altos;
  3. Não acenda o pisca-alerta ao diminuir a velocidade;
  4. Guie-se pelas faixas da pista e nunca pare em acostamentos;  
  5. Em caso de neblina muito forte, não siga viagem. Pare em um posto de gasolina e só saia de lá quando a situação amenizar;

Viu como é fácil seguir todas essas recomendações para garantir uma viagem de carro prática, segura e divertida para você e todos os tripulantes? Além disso, saber que você pode contar com uma associação de proteção veicular que oferece assistência automotiva 24 horas e assistência residencial também é uma ótima pedida, já que além do automóvel e da família, sua preocupação em deixar a casa por alguns dias fica para trás.

De zero a dez, nota mil! Clique e conheça os benefícios e vantagens da associação veicular. Nós garantimos que vale a pena!

GIF_02

About Redação Citycar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *