Você sabe o que é e para que serve o T.W.I dos pneus do seu veículo?

Nós da Citycar desejamos ajudá-lo com várias informações para que você saiba aonde verificar o T.W.I dos pneus de seu veículo, para ficar sempre seguro.
Todos sabemos que cuidar do patrimônio da família exige paciência e dedicação. Por isso, iremos detalhar várias maneiras de observar o TW.I dos pneus, ensinadas por especialistas da área automotiva.

Você sabe o que é e para que serve o T.W.I dos pneus do seu veículo?

O que é o T.W.I?

1- O T.W.I é uma sigla técnica que abrevia o termo Tread Wear Indicator.
Traduzindo do inglês, o termo significa: Desgaste da Banda de rodagem dos pneus, pois é o
indicador direto da durabilidade dos pneus.

2- O T.W.I é um padrão mundial para toda a indústria dos pneus, estando tanto nos pneus
nacionais quanto nos importados, e a sua simplicidade foi o que fez este padrão ser
adotado.

3 – O T.W.I é um ressalto que está posicionado nos sulcos da banda de rodagem dos pneus dos pneus, como se fosse uma pequena lombada de borracha.

Como esse índice funciona?
Este indicador, por padrão o T.W.I, é um ressalto com 1,6 mm de altura. É normal que, em pneus em boas condições, ele fique abaixo das demais superfícies da banda de rodagem dos pneus, de modo que não toque o asfalto.
Quando essa marca é atingida e ultrapassada, significa que o desgaste da banda de rodagem dos pneus está excessivo, caracterizando o tão temido “pneu careca“.
Por isso, quando os pneus estão gastos demonstrando necessidade de serem substituídos, o
primeiro alerta aparece no T.W.I, que passa a tocar o solo, pois as bandas de rodagem dos pneus se desgastaram a ponto de apresentar uma altura menor ou igual à do ressalto do indicador.
Nesse caso, é o momento que o pneu seja substituído ou passe por recapagem, evitando multas e acidentes nas estradas.
O T.W.I oferece um diagnóstico rápido e fácil para o proprietário. O importante é entender a
informação simples que ele oferece: Quando o T.W.I encosta no asfalto, significa que está na hora de comprar pneus novos !

Como medir o T.W.I do pneu?
O profundímetro é um aparelho que mede a profundidade do T.W.I e este pode ser manual ou
digital.
A avaliação técnica digital, é um dispositivo com uma tela que, ao ser encaixado no sulco do pneu, automaticamente indica sua profundidade — sendo a opção mais moderna e segura, dando uma precisão de 99% na leitura.
A avaliação técnica manual consiste em um tipo de ferramenta com régua que, quando tem sua ponta encaixada no sulco, deve ter sua medida por um profissional ou pelo próprio motorista.
Como saber se o T.W.I do pneu está nas condições ideais?
Muitos proprietários não tem segurança ou certeza na hora de fazer esta avaliação. Por isso,
listamos algumas formas práticas para que você analise os pneus do seu veículo com mais
segurança, caso não posso fazer isto numa oficina especializada.

Relevo
Teste do tato. Use os dedos para sentir a altura do ressalto em relação às superfícies que ficam ao lado. Se o relevo for igual ou maior que a banda de rodagem dos pneus, o T.W.I estará tocando no asfalto e, os pneus não estarão mais em condições seguras de rodagem.

Teste da Moeda
Outra técnica popular é a da moeda de 1 real. Posicione uma moeda de um real em um dos sulcos do pneu. Caso a moldura dourada não seja encoberta pelo sulco, o pneu precisa ser trocado.

Teste da Caneta
Pegue uma caneta e verifique os pneus. Localize o T.W.I e faça um traço sobre o relevo, como se fosse uma ponte entre duas bandas de rodagem. Se a caneta passar direto, sem nenhum desnível, é hora de trocar o pneu. Caso a caneta faça um mergulho durante a travessia, o ressalto ainda é menor que a banda e o pneu segue em boas condições.

Teste do Palito de fósforo
Outro método fácil de ser realizado no dia a dia. Afinal, a cabeça dos palitos de fósforo conta com precisamente 1,6 mm de altura a mesma altura do sulco de um pneu. Por isso, basta posicionar um fósforo de cabeça para baixo nos sulcos do pneu. Caso o fósforo esteja acima dos sulcos laterais, o pneu deve ser trocado.

Quais os riscos e as desvantagens de rodar com pneus irregulares?
Agora que você aprendeu os métodos e técnicas para identificar as condições dos seus pneus, chegou o momento de entender as consequências de ignorar esse indicador de desgaste dos pneus.

Insegurança
Com o aumento do desgaste dos pneus, eles se tornam cada vez mais perigosos e inseguros a cada quilômetro rodado, perdendo aderência e precisão de antes. É o momento que começa a colocar a vida do motorista e dos demais ocupantes do seu veículo em risco de acidentes e morte.

Desconforto
Ao guiar seu veículo com a necessidade da troca dos pneus, com o T.W.I aparente, você perceberá uma queda drástica no conforto durante a sua condução, independentemente do tipo de veículo que você conduz. Isso acontece porque o desgaste nem sempre surge de maneira equilibrada por todo o pneu, costumando se concentrar em apenas um dos lados.

Baixa dirigibilidade, ou direção imprecisa.
Por conta da falta de aderência e do desgaste dos pneus, o veículo passa a ter uma irregularidade na condução, como quando o veículo puxa para um dos lados. A permanência desse quadro provocará a sobrecarga desigual nos dos componentes dos veículos, aumentando os seus custos de manutenção.

Aguaplanagem
Outro perigo é a insegurança na aquaplanagem, comum quando os sulcos dos pneus não possuem mais a profundidade suficiente para a água escoar, fazendo os pneus deslizarem ou até rodarem em pistas molhadas.

Alto Custo de Manutenção
A alta dos custos de manutenção. Não importa o tipo de pneu que equipou o seu veículo, mas
importam os cuidados periódicos que você ofereceu aos pneus e demais componentes do seu
veículo. Por isso, a importância dos procedimentos preventivos, como a calibragem a cada duas semanas, ou sempre que perceber a necessidade, além da inspeção do T.W.I.
Com esse cuidado e atenção constantes, você garante que o veículo estará sempre em boas
condições técnicas de viagem. Se estes cuidados não forem observados, o desgaste nos pneus avançará, prejudicando sistemas paralelos, como os componentes da suspensão, direção e etc…, aumentando os custos de manutenção do veículo no longo prazo.
Com estas importantes informações, nós da Citycar desejamos que todo associado passe a
monitorar com consciência os pneus, bem como os demais equipamentos do seu veículo, afim de garantir maior segurança para você, sua família e/ ou eventuais passageiros.
É a Citycar com você, para que você tenha sempre Tranquilidade e Segurança.

Fontes:
https://blog.pneubest.com.br/o-que-e-treadwear-e-qual-sua-importancia-na-hora-de-escolher-o-pneu/
https://www.usecorse.com/blog/saiba-o-que-significa-T.W.I/
https://blog.euroex.com.br/T.W.I-do-pneu/
https://prologapp.com/blog/T.W.I-do-pneu/

Parceiros

Quer alguma ajuda, ou tem dúvidas sobre nossa proteção?

Clique no botão abaixo e nos chame no Whatsapp.
Vamos te ajudar a escolher o melhor plano para sua
proteção veicular.

Entre em contato conosco!

Maids table how learn drift but purse stand yet set. Music me house could among oh as their. 

Endereço Sede Citycar

Rua Doze de Fevereiro, 357, Loja 110 Bangu - Rio de Janeiro - RJ

AtendimentoTelefone

(21) 2401-5738

Assistência 24h

0800 004 2040
0800 889 0064

Local

Estrada do Mendanha, 175. Campo Grande – RJ

© 2023 Todos os direitos reservados a Citycar Abm