Muito frio aí? Carros no frio:

O que fazer para manter o veículo funcionando em dias frios?

As pessoas que dirigem veículos há mais tempo sabem o quanto a tecnologia mudou a maneira como os veículos se comportam diferente, principalmente em dias de inverno.
E mesmo com toda a tecnologia que podemos ter hoje dentro dos veículos, os dias frios podem realmente causar problemas. Mudanças bruscas de temperatura ou temperaturas mais extremas podem afetar o sistema e a mecânica dos veículos. Isto significa que todo proprietário deve ter mais de cuidado e atenção com a manutenção simples de alguns itens.
Aqui estão algumas dicas importantes para manter seu veículo funcionando nos dias mais frios do ano:

7 Dicas quentes para você!

1 – Óleo e Bateria, estão em dia?

O outono está acabando. O inverno está às portas. Este pode ser um ótimo momento para prevenir surpresas desagradáveis avaliando se saúde da bateria do seu veículo está em dia.
Dias mais frios fazem com que o óleo do motor fique mais espesso e viscoso. Isto pode fazer com que o motor de partida precise de mais energia para conseguir colocar o veículo em movimento. Por isso, se a bateria do veículo estiver comprometida, ela não conseguirá entregar o desempenho exigido.

2 – Acelere devagar

Ligar o veículo e sair acelerando de imediato não deve ser um comportamento considerado saudável para o funcionamento do veículo. Em dias frios este tipo de comportamento pode acabar causando prejuízos que podem ser evitados. Isso acontece especialmente quando existe uma combinação entre uma temperatura mais baixa e a falta de lubrificação dos componentes e engrenagens. O ideal é progredir lentamente na aceleração de seu veículo para aquecer e lubrificar adequadamente o seu veiculo e ficar tranquilo.

3 – Verifique a calibração dos pneus.

Mudanças de temperatura causam também mudanças físicas no ar atmosférico, inclusive no que é responsável por manter cheios os pneus de seu veículo. Por esta razão, quando os dias ficam frios, sempre confira se os pneus apresentam algum tipo de diferença na calibragem. Por segurança é importante fazer uma avaliação para saber se os números estão dentro do que é considerado seguro.

4 – Verifique o tanquinho de partida a frio.

Os donos de veículos flex devem checar sempre o estado do tanque de partida a frio.
Caso o tanque não esteja abastecido, o modelo pode simplesmente não conseguir a força necessária para dar a partida em dias com temperaturas baixas.

5 – Fique atento à vida útil de lâmpadas

Os dias frios costumam ter noites mais longas e dias curtos, anoitecendo mais cedo.
Com isso, é muito importante que o veículo esteja com todos as lâmpadas e componentes de iluminação funcionando corretamente.

6 – Ligue a ventilação do ar condicionado periodicamente

Quando chega a estação em um período no qual as temperaturas vão ficar mais baixas, é importante lembrar de ligar o ar-condicionado de vez em quando mesmo na ventilação, para que não aconteça o ressecamento do sistema e também para que não haja uma proliferação de bactérias prejudiciais à saúde e causadoras de alergias respiratórias.

7 – Confira os limpadores de para-brisa

As borrachas do limpador de seu veículo também podem ressecar não é apenas no calor intenso. O frio também pode causar este efeito. Por isso, também é importante mantê-las limpas e bem lubrificadas.

Fonte: https://salaodocarro.com.br/dicas

Receba nossos conteúdos gratuitamente

Postagens mais recentes

Menu