O que as luzes do painel do veículo querem dizer?

NEGLIGENCIAR os sinais de RISCO DE SEGURANÇA DE SEU VEÍCULO E PIOR, DOS PASSAGEIROS, PODE SER FATAL.
Você sabia que as luzes do painel têm o objetivo de criar uma comunicação entre o veículo e o motorista?
Pense nessas luzes da seguinte maneira, elas são a forma que o veículo tem de conversar com você. Isso mesmo, elas servem para o veículo te enviar mensagens e avisar como ele está.
Elas têm o objetivo de alertar ao motorista sobre o estado do veículo e SINALIZAR QUE EXISTE um problema que pode afetar a segurança e/ou a estabilidade do veículo.
Não espere o pior chegar. Preste atenção nestes sinais que irão ajudá-lo (a) muito em caso de algum problema.

Luzes do Painel: Significado das cores

Antes de mais nada, precisamos saber a importância de cada uma das luzes pelas cores. No geral, as luzes de alerta do veículo são constituídas de 3 cores.
O verde, o amarelo (ou alaranjado, dependendo do veículo) e o vermelho. E cada uma dessas cores dão significado às luzes .

O que as luzes do painel do veículo querem dizer?

Para ajudar a entender o que cada uma das luzes acesas quer dizer, listamos o significado das principais luzes do painel do veículo e explicamos em detalhes, como segue:
As luzes do painel do veículo ficam na parte dianteira do painel e acendem assim que o motor é ligado. Para saber se há algum problema, observe o que cada cor sinaliza:

Luzes de painel vermelha e laranja:
É sinal de alerta, pois uma luz vermelha no painel do veículo requer atenção demonstrando que algo não está funcionando bem. Nesse caso, é indicado que se chame a assistência 24 horas ou um profissional da sua confiança imediatamente.

Luzes Amarelas:
Essa é uma luz que fala para o condutor: ATENÇÃO. indicam uma advertência. Quando uma dessas luzes se acendem
fique atento, porque algo pode estar errado. ( Mas o veículo ainda pode seguir viagem por um tempo.) Nesse caso, a
recomendação é procurar um mecânico próximo da sua localização para ver o que está acontecendo.

Luzes azuis e verdes:
A luz verde serve apenas para indicar o funcionamento de algum sistema. Se ele está
operante ou não. Como é o caso da luz de seta, que acende uma luz verde no painel quando acionada.

Luzes de Alerta e Atenção

01 – Luz de Freio
Indica que o freio de mão está acionado ou há baixo nível de fluído. Se o freio de mão estiver solto, você deve completar o fluído e procurar um mecânico para avaliar se há problemas de vazamento

02 – Luz de Injeção Eletrônica
Essa é a luz responsável por indicar ao motorista como está o sistema de injeção do veículo. Ela deve acender quando giramos a chave e apagar logo após darmos a partida, se isso não acontecer, desligue o veículo e repita o processo. Caso ela insista em ficar acesa, ou acender enquanto estiver andando com o veículo, leve o veículo a uma oficina de confiança para ver o que está acontecendo. (Pois isso pode significar aumento no consumo de combustível e de emissões de gases poluentes.)

03 – Luz de Bateria
Se a luz de bateria acendeu é sinal de que a bateria do veículo não está sendo carregada pelo alternador. E essa perda de tensão vai fazer com que seu veículo não ligue. Se essa luz acender leve o veículo a uma oficina o mais rápido possível, porque ele pode ficar sem alimentação elétrica e parar a qualquer momento.

04 – Luz de Pré Aquecimento das Velas
Quando as luzes das velas acenderam se liga: pode ser que você precise trocá-las, seja pelo seu desgaste, a corrosão dos eletrodos ou mesmo a quebra do isolador. As velas são super importantes para o funcionamento do motor.

05 – Luz de Controle de Tração
Nos veículos que possuem tração 4×4, a luz do painel irá acender para mostrar que esse sistema que melhora a distribuição de força do motor e garante maior estabilidade foi acionado.

06 – Luz de Combustível
Xi… já esqueceu de abastecer o veículo? A luz da falta de combustível vai sinalizar no painel do veículo logo quando chegar na reserva e, para não ficar na mão, vá logo até o posto mais próximo.

07 – Luz de Portas Abertas
Assim que as luzes de portas abertas surgirem você terá um alerta de que as portas do veículo não foram fechadas corretamente. É hora de verificar, fechar e seguir viagem tranquilamente.

08 – Luz de Temperatura do Líquido de Refrigeração
A luz da alta temperatura pode acender quando houver falta de água e falhas no sistema de ventilação do veículo o que vai levar o motor do veículo a superaquecer.

09 – Luz de Pisca Alerta
As luzes do pisca alerta vão aparecer no painel do veículo assim que você ativar. Mas atenção: elas só devem ser
acesas com o veículo parado caso algum problema aconteça e para evitar possíveis acidentes.

10 – Luz do Desembaçador de Para-brisa
Acendeu o desembaçador do para-brisa para ter melhor visibilidade dentro do veículo durante a chuva? Para te mostrar que essa função foi acionada, a luz do painel do desembaçador vai se acender.

11 – Luz de Airbag
As luzes de advertência do airbag surgiram? Isso pode indicar que existe algum problema com os airbags do veículo que pode te colocar em risco já que, em caso de acidentes, eles podem não funcionar.

12 – Luz de Baixa Pressão do Pneu
Essa luz do painel irá se acender para mostrar que os pneus estão murchos ou com excesso de pressão. Para evitar problemas, a calibragem correta é fundamental. E expor tanto os pneus pode prejudicar a sua segurança.

13 – Luz de Farol de Neblina
Durante o mau tempo, você acionou os faróis de neblina do veículo. E, por isso, a luz do painel surgiu. Quando a luz de neblina está ligada é sinal de que você acendeu os faróis auxiliares do veículo.

14 – Luz de Pressão do Óleo do Motor
Problemas à vista! Quando a luz do óleo aparece é sinal de que há pouco óleo ou algum problema no sistema de lubrificação do motor. Por isso, é importante que você não rode com o veículo nessas condições e procure um mecânico, pois essa falta de lubrificação pode levar o motor a fundir.

15 – Luz de ABS
A luz do painel do ABS acende quando você liga o veículo. Se ela não apagar, ligue o alerta: algo pode estar errado. E alguns problemas no sistema ABS de freio podem ser as pastilhas gastas, mau contato, montagem errada, etc. Vá ao mecânico para averiguar.

16 – Luz de Cinto de Segurança
Em alguns veículos, pode acender a luz do cinto de segurança. Caso você não afivele o cinto, assim que girar a chave a luz dará o sinal. Na hora do acidente, o cinto de segurança pode te salvar.


17 – Luz de Transmissão Automática
Se você tem um veículo com câmbio automático e notar esse ícone acesso no painel do veículo é bom ligar o sinal de alerta. Essa luz indica que algo errado está acontecendo no módulo eletrônico do veículo, responsável por guiar a transmissão automática. É recomendado que você procure um mecânico para verificar possíveis problemas.

18 – Luz de Seta
Ao fazer conversões no trânsito, o uso da seta é obrigatório. Sempre que você acionar o sinalizador de direção, essa luz de painel será acesa, mostrando que a seta foi ligada.

19 – Luz de Abertura do Capô
Você foi verificar algo sob o capô do veículo? Ao abrir a tampa do motor, uma luz é acesa no painel do veículo para mostrar que o capô está aberto. Isso ajuda a identificar também que ele não foi fechado corretamente, evitando possíveis acidentes antes que você saia dirigindo.

20 – Luz do EPC
A luz de EPC – “Eletronic Power Control” – está presente em alguns modelos Volkswagen, como Gol, Fox e Golf, por exemplo. Se ela se acender, é sinal de que há problemas na central eletrônica. Você deve procurar uma oficina mecânica para saber o que é. É possível que esteja acontecendo alguma pane, um sensor com problemas ou algum componente interno não esteja funcionando.

21 – Luz do Farol Baixo
O uso do farol baixo é obrigatório nas rodovias durante o dia. Isso você já sabe. Então, toda vez que você ligar o farol com foco baixo, a luz indicadora irá se acender no painel para mostrar que ele foi acionado.

22 – Luz do Esguicho do Para-brisa
Quando essa luz acende no painel do veículo é uma indicação de que você acionou o esguicho para jogar água no para-brisa e os limpadores estão funcionando corretamente.

23 – Luz de Pastilha de Freio
As pastilhas de freio são responsáveis por fazer o veículo parar. Se a luz de indicação de pastilhas se acender no painel é sinal de que o jogo de pastilha de freio precisa ser substituído. Vá até uma oficina mecânica e faça a troca do componente.

24 – Luz de Pedal de Freio
Essa luz de aviso de painel é encontrada em carros automáticos e automatizados e serve para alertar o motorista sobre a necessidade de pressionar o pedal de freio durante a direção.

Se alguma luz pintar no painel do carro, não se desespere. Elas estão ali para te ajudar e alertar no dia a dia. Por isso, fique ligado e, se precisar, procure a ajuda de um mecânico.




Fonte:
https://www.sfautomotiva.com.br/conheca-o-significado-das-luzes-do-painel-do-veículo/
https://www.mapfre.com.br/para-voce/artigos/o-que-significa-as-luzes-do-painel-do-veículo/

Parceiros

Quer alguma ajuda, ou tem dúvidas sobre nossa proteção?

Clique no botão abaixo e nos chame no Whatsapp.
Vamos te ajudar a escolher o melhor plano para sua
proteção veicular.

Entre em contato conosco!

Maids table how learn drift but purse stand yet set. Music me house could among oh as their. 

Endereço Sede Citycar

Rua Doze de Fevereiro, 357, Loja 110 Bangu - Rio de Janeiro - RJ

AtendimentoTelefone

(21) 2401-5738

Assistência 24h

0800 004 2040
0800 889 0064

Local

Estrada do Mendanha, 175. Campo Grande – RJ

© 2023 Todos os direitos reservados a Citycar Abm